A flexibilização do uso de máscara é a pauta de alguns dos Governos Estaduais, que a partir de segunda-feira 07/03/2022 liberaram o uso da mesma em ambientes abertos. A adesão vai de acordo com as Prefeituras Municipais, apoiadas pelo sistema de vigilância e epidemiologia.
Alguns estados cogitam inclusive a possibilidade de uso facultativo da máscara em locais fechados, como é o caso do Rio de Janeiro, que incentivou outros estados a estudarem a possibilidade.
Nesses casos a recomendação para uso de máscaras mesmo com a liberação parte para as crianças que não se vacinaram ou que não completaram o calendário vacinal, evitando contágio e piores prognósticos.
No dia 26/02 foi publicado em decreto no Rio Grande do Sul, a alteração do uso de máscara para crianças de 5 a 12 anos nas escolas, que deixou de ser obrigatório e passou a ser uma recomendação, segundo dados, devido a falta de informações relacionado ao benefício do uso da máscara nesta faixa etária. No entanto uma liminar e ação da justiça retomou a obrigatoriedade de uso de máscara nas escolas nesta faixa etária na última terça-feira, 08/03/2022.
As recomendações à cada local devem ser verificadas através de publicação em decreto próprio para a cidade.
As opiniões relacionadas a tais atitudes se dividem, com pessoas que julgam a atitude precipitada e outros com imensa satisfação em poder mostrar os sorrisos.
Qual a sua opinião? Conta pra gente.
Comentarios