Com o objetivo de contribuir para boas práticas ao Nascimento a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) lançou ontem (17 de março de 2022) documento com recomendações relacionadas ao Clampeamento do cordão umbilical.
Algumas são as recomendações relacionadas ao clampeamento tardio do cordão umbilical. A Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2012, recomenda para Recém Nascidos Termos e Pré-Termos, que não necessitam ressuscitação ao nascer, propondo tempo ideal de 1 a 3 minutos.
O mesmo ocorre com o National Institute for Health and Care Excellence (NICE) que recomenda o clampeamento somente após parar a pulsação.
No entanto, apesar de muitos estudos, poucas são as evidências relacionadas aos benefícios e riscos deste clampeamento tardio.
Com isso as supracitadas instituições, com novos conhecimentos adquiridos lançaram documento em formato PDF, disponível abaixo para download, estimulando o clampeamento tardio do cordão umbilical.
Comments